Eu optei por usar a bomba manual para extração, porque achei a ordenha manual muito ineficaz (me julguem kkk), a bombinha elétrica é bem mais eficaz para quem precisar ordenhar em grandes quantidades, como a minha bebê só toma mamadeira uma vez ao dia (pela manhã estou na faculdade e ela fica com minha sogra e nesse período ela toma mamadeira) a bombinha manual super atende a minha necessidade.
Uso a bombinha da GTECH, achei ela super confortável e anatômica. Recomendo! A elétrica dela custa em torno de R$ 120,00 reais e a manual entre R$ 50 e 70.
Vamos ao que interessa, como extrair o leite:
Preparação
- Escolha um frasco de vidro incolor com tampa plástica – os melhores são os de maionese ou de café solúvel. (Eu optei por comprar os saquinhos da Multikids que são pré-esterelizados e ocupam menos espaço no congelador). Mas para quem optar usar o frasco o ideal é lavar bem com água e sabão e depois ferver a tampa e o frasco por 15 minutos, contando o tempo a partir do início de fervura. Escorra vidro e tampa sobre um pano limpo até secar (melhor ainda se for papel toalha). Depois de secos feche bem o frasco. Identifique o frasco de vidro onde vai colocar o leite com seu nome, data e hora da coleta (fita crepe atende bem a essa necessidade). Retire anéis, pulseiras e relógio. Amarre os cabelos e se possível use luvas e máscara (pra evitar contaminação).
- Lave as mãos até o cotovelo com água e sabão.
- Lave as mamas apenas com água limpa.
- Seque as mãos e as mamas com papel toalha, evitando deixar resíduo de papel, ou com um pano limpo.
Extração
- Para extrair o leite o primeiro passo é estar relaxada, sentada confortavelmente, respirar com calma e pensar no bebê. Você já terá deixado preparado o frasco que vai utilizar para a coleta. Talvez você possa deixar, também, um copo com água ou suco para você beber. (Assim como na hora da amamentação dá muita sede na extração rsrs)
- A seguir inicie a massagem das mamas: faça movimentos circulares com a ponta dos dedos em toda a aréola (parte escura da mama).
- Continuando, massageie toda a mama, mantendo os movimentos circulares.
- Coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola e os dedos indicador e médio abaixo dela.
- Firme os dedos e empurre para trás em direção ao tronco.
- Aperte o polegar contra os outros dedos com cuidado, até sair o leite.
- Não deslize os dedos sobre a pele. Aperte e solte, aperte e solte muitas vezes.
- Despreze os primeiros jatos ou gotas.
- Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, com a parte interna voltada para cima. (No caso de usar a bombinha ela tem frasco próprio)
- Retire o leite do peito com as mãos ou com bomba manual ou elétrica.
- Após terminar a coleta, feche bem o frasco.
Como guardar o leite materno
com segurança?
- Guarde o leite coletado no freezer ou congelador, bem tampado e devidamente identificado.
- Se o frasco não ficar cheio você pode completá-lo em outra coleta (no mesmo dia), deixando sempre um espaço de dois dedos entre a boca do frasco e o leite. No outro dia, comece com outro frasco.
- Se no seu local de trabalho houver uma sala própria para estes procedimentos, ao terminar, jogue no lixo os materiais descartáveis e arrume os equipamentos no lugar, deixando tudo em ordem para a próxima coleta. 😉
E como conservar o leite
retirado do peito?
O prazo de validade do leite é de 12 horas (alguns pediatras dizem que é de 24h, mas 12h é o que o Ministério da Saúde recomenda) se
guardado na geladeira e de 15 dias se estocado no
freezer ou congelador.
E para transportar o leite
de um local para outro?
Ao final da jornada de trabalho pegue uma sacola
(ou caixa) térmica e coloque gelo retirado do freezer
ou congelador.
Após certificar-se de que é o seu leite (vai que em outra mamãe no trabalho né rsrs), coloque o
frasco na sacola, feche-a e leve-a para casa.
E como utilizar o leite em casa?
- Ao chegar em casa, coloque logo o frasco no freezer ou no congelador.
- Quando alguém, na sua ausência, for oferecer o leite para o seu bebê, o frasco deverá ser retirado do freezer e descongelado, de preferência, na geladeira.
- Amorne o leite em banho-maria (água quente em fogo desligado), agitando o vidro lentamente para misturar os seus componentes. O leite não deve ser fervido e nem aquecido em microondas, pois este tipo de aquecimento pode destruir seus fatores de proteção.
- Amorne apenas a quantidade de leite que o bebê for utilizar.
- O leite morno que sobrar deve ser desprezado. O restante de leite descongelado e não aquecido poderá ser guardado na geladeira e utilizado no prazo de até 12 horas após o descongelamento.
- Oferecer o leite em copinho, xícara ou colherinha.
Uffa! Quanta coisa né? Mas na prática fica tudo automático e nem lembramos desse textão todo rsrs
Vou ter que reler para fixar e também por a mamis para ler
ResponderExcluirHaha Parece muita coisa Deb mas não é :)
ExcluirVou tentar gravar vídeo sobre o assunto, acho que fixa melhor rs
Top! Esclareceu todas as minhas dúvidas. S2
ExcluirQue ótimo ❤
ExcluirSe a empresa não tiver Local adequado para coleta do leite, qual melhor local?
ResponderExcluirSe tiver uma copa, ou até mesmo uma sala reservada, você leva todo o material (monta um kit) e faz a ordenha e guarda na geladeira ou congelador. :)
Excluir